Projetos de reciclagem são sempre legais, especialmente quando você pode transformar seu lixo em algo novo e útil. O plástico das garrafas pets com os quais as garrafas de bebidas geralmente são feitas é bastante versátil – é resistente, flexível, transparente e não contamina as comidas. Por isso, há provavelmente incontáveis aplicações para estas garrafas. Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente.
No começo dos anos 80, os Estados Unidos e o Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.
Mais tarde na década de 90, o governo americano autorizou o uso destes material reciclado em embalagens de alimentos. Estes 5 exemplos são uma ótima maneira de começar, mas sinta-se livre para ter suas próprias ideias
1 Potes divertidos
2- Porta moedas
3- Candelabro suspenso
4-Organizadores de lápis
5-Lâmpada de luz solar
Fonte/hipescience