fbpx

Ecobags: praticidade e moda sustentável

Verão chegando arrase no jardim
28 de setembro de 2015
Jardins em vasos dicas
30 de setembro de 2015

As sacolas ecológicas, sustentáveis, ou também conhecidas como ecobags, tornaram-se uma solução para substituir as tradicionais sacolas plásticas em mercados no dia a dia. Assim, acompanhando a tendência sustentável em alta, sacolas com os dizeres “I’m not a Plastic Bag” passaram a causar furor entre celebridades e fashionistas.

Logo, o termo foi usado pela primeira vez com conotação fashion em 2007, por Anya Hindmarch, designer inglesa. Entitulada “I’m not a plastic bag”, a bolsa “verde” de Anya logo caiu no gosto das famosas: Kate Moss, Keira Knightley, Jessica Biel e Lily Cole, por exemplo, foram algumas das famosas flagradas carregando o modelo.

Entretanto, no Brasil as sacolas plásticas já foram recolhidas por meio da aprovação de um projeto no final do ano de 2011. A medida foi tomada para controle ambiental visando evitar o acúmulo de sacolinhas pela cidade.

As grandes vilãs do meio ambiente, contudo, têm difícil decomposição – cerca de cem anos para se decompor – e são apontadas como uma das grandes causas de enchentes em centros urbanos. Sendo assim, nos vimos obrigados a usar a criatividade para substituí-las.

Todavia, para a fabricação das sacolas reutilizáveis, usam-se materiais resistentes que permitem a aplicação de outros materiais em sua superfície, como tintas para tecidos, botões e contas coloridas. Desta maneira, o mercado se vê personalizando e vendendo sacolas ecológicas como forma de contribuir com o meio ambiente, mantendo a funcionalidade do transporte de produtos.

Customizadas, ecológicas e funcionais, até mesmo Karl Lagerfield, renomado estilista da grife Chanel, passou a ser visto com sua ecobag personalizada. Dentre outras personalidades que a aderiram, estão Justin Timberlake, Sarah Jessica Parker, Jennifer Gardner, Jessica Alba e Queen Latifah, além da designer Donna Karan e até o primeiro ministro canadense Stephen Harper.

Ainda em 2009, Lilian Pacce, jornalista de moda, lançou o livro ‘Ecobags, Moda e Meio Ambiente’. A obra é uma compilação de 120 bolsas ecológicas confeccionadas a partir de matéria-prima sustentável, como o algodão, a juta, o bambu e o plástico reciclado, contando com a criatividade e depoimento de grandes estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Juliana Jabour.

A sustentabilidade na moda não é uma tendência passageira. Em alta, as ecobags têm conquistado mulheres que ao adquirirem modelos diferenciados passam a compor um visual descontraído, utilizando a peça não somente para fazer compras. Com design, combinações de cores e dizeres modernos e divertidos, as bolsas sustentáveis são duradouras e podem ser adaptadas à diversas ocasiões e estilos de vida.

ecobag

 

 

ecobag

 

 

ecobag

 

ecobag

 

ecobag

 

ecobag

 

 

FONTE: DICAS DE MULHER