Um dos acessórios mais democráticos que existem, criado para proteger a cabeça e os olhos do sol, o boné teve suas primeiras versões no Antigo Egito. Não se pode precisar a época de seu aparecimento, mas nas tumbas dos faraós foram encontrados um xale e um “boné” de malha de 2.550 anos de idade.
Na França, boné era o nome do trabalhador que tecia as coberturas de malharia para a cabeça.
O boné em gomos ou partes costuradas, avô da modelagem atual, começou a ser utilizado por um açougueiro inglês por volta de 1.800. Daí pra frente ganhou maior utilidade e diversidade de modelos, cores e materiais. E mais do que isso, os bonés viraram moda, atitude, estilo. Mais do um simples acessório, o boné transformou-se em manifestação de identidade de algumas tribos, como os skatistas e rappers.
Bonés são extremamente versáteis: você pode usar os de aba reta para compor um look mais despojado ou então, os de aba curvada para uma produção mais fashion, com um blazer sobre uma camiseta, com uma calça saruel e um sapatênis.
Hoje, a marca top de bonés é a New Era, que possui uma tabela própria de tamanhos que ajudam na hora da compra. Seus bonés, em 2009, venderam em torno de 1,2 bihões de unidades no mundo, sendo que 120 milhões só no Brasil. A New Era Company foi fundada em 1920 por Ehrhardt Koch, em NY. No inicio, em 1934, a empresa iniciou sua longa historia de sucesso nos esportes, produzindo o primeiro boné da marca exclusivo para um time da MLB (Major League Baseball), o Creveland Indians. O boné que era produzido em 1954 foi remodelado e redesenhado e passou a se chamar 59Fifth, também conhecido como “Brooklyn Style” por ter sua aba reta um estilo próprio e em 1969 forneceu bonés para a tripulação da Apollo 11.
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