fbpx

Como fazer um jardim com pedras

COMO DECORAR COM PNEUS: DECORAÇÃO, FOTOS, DICAS, IDEIAS
13 de junho de 2017
Limitador de Canteiro
11 de julho de 2017

Os jardins são um bonito elemento decorativo do espaço exterior de uma casa, proporcionam bons momentos de descontração na natureza sem ter de sair de casa e apelam à prática da jardinagem, uma atividade relaxante e enriquecedora. Existem vários tipos de jardim que apelam sobretudo ao uso de vegetação em grande quantidade e predominante em todo o espaço, mas também existem jardins mais minimalistas e que promovem o uso de outros elementos, como as pedras.

Vai precisar de:
Instruções:
1 Para fazer um jardim de pedras comece por ter uma noção real do espaço de que dispõe. É mais fácil se recorrer a um esboço, no qual irá desenhar os limites do jardim e elementos que ele tenha e que você quer manter ou que não pode remover, como uma árvore centenária ou uma inclinação íngreme.
2 Depois de conhecer as dimensões e limitações do espaço, comece planejando a disposição dos elementos do jardim. É boa ideia reservar uma área para o convívio, com sofás ou mesas e cadeiras e encher todo o restante espaço com elementos decorativos de jardim, que neste caso serão essencialmente pedras.
3 Outro aspeto importante a ter em conta é o equilíbrio entre o gramado e as pedras. Será que você quer mais gramado ou mais pedras? Atualmente as pedras têm vindo a substituir a grama devido à sua resistência e fácil manutenção, e nem por isso dão um ar aborrecido e pouco verdejante ao jardim, isso irá depender do tipo de plantas que escolher.
4 Existem vários tamanhos e cores de pedras, e nós aconselhamos que escolha pedras de tamanho maior porque se forem pequenas elas irão fundir-se com a areia. Alterne também entre pedras brancas e cinzentas ou castanhas.
5 Passamos à prática: comece por preparar o terreno, resolvendo irregularidades que ele tenha, removendo a grama e plantas velhas e definindo, com a ajuda de limitadores de grama, os espaços reservados para as plantas e para as pedras. Esta última etapa é opcional, pois você pode preferir que não haja limite entre as plantas e as pedras.
Fonte: bmrc.com.br
Coloque as plantas. Para este tipo de jardim, e de forma a evitar muita manutenção, pode escolher plantas do tipo suculentas. Em todo o caso procure informar-se antes das condições climatéricas do local onde vive, pois se ele for muito úmido e chuvoso, este tipo de planta não se irá dar bem e é preferível escolher outro.
7 Em seguida, cubra a área onde deseja colocar as pedras com areia fina ou uma manta para jardim. Isso ajudará a fixá-las melhor e a fazer com que não se sujem com a terra presente no solo. Para disfarçar os espaços entre as pedras, coloque mistura de duas pedras de tom semelhante ou terra arenosa.
8 Seja criativo: combine vários tamanhos e tons de pedras e disponha-as de determinada maneira para darem origem a formas, que podem ser onduladas, circulares ou quadradas. De forma a tornar seu jardim mais interessante também pode criar ligeiras ondulações nas pedras, em forma de espiral, como se de um jardim zen se tratasse. No entanto este efeito só será possível com pedras menores.
Fonte: paulinehughesceramics.com
9 Por esta altura já deverá ter seu jardim pronto. Aprecie seu trabalho e pense se existe mais algum elemento que gostaria de ver incluído, como um caminho ou mais variedade de plantas. Daí em diante, observe o comportamento das pedras em dias de chuva, se elas se afundam ou separam e, se isso acontecer, corrija mudando a manta de jardim ou adicionando mais pedras.
Fonte: casa.umcomo.com.br