Os jardins vêm ganhando espaço quando se trata de decoração, principalmente porque tem aumentado o desejo de possuir uma área verde dentro de casa. Entretanto, muitas dessas pessoas que querem estar mais próximas da natureza (seja uma decoração, horta, etc.) moram em apartamentos pequenos.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a resolver a questão do pouco espaço e ter um jardim charmoso no seu lar.
Para fazer um jardim atraente não é preciso gastar muito. Basta ter organização, seguir etapas e priorizar os itens essenciais. Além disso, um bom gosto na escolha das plantas e acessórios que irão compor o visual final é super importante.
É preciso ter em mente quais plantas se quer utilizar. A recomendação é não misturar muitos tipos de flores e folhagens, pois é muito fácil desequilibrar o ambiente e causar uma sensação de incômodo. Atente-se também em verificar qual é o tamanho das plantas, para que elas se adequem ao local mesmo quando crescerem.
Caso tenha um pouco mais de espaço, utilizar pedras decorativas é uma boa opção para obter um jardim bonito, organizado e clean. O interessante é ir traçando caminhos e ir alternando as plantas. Desenhe e projete antes, faça rascunhos e deixe a criatividade fluir.
Falando em ser criativo, aproveite cada cantinho que a sua casa pode oferecer. Com pequenos vasos você consegue manter um pequeno jardim e deixar a decoração mais charmosa. Seja uma varanda ou um móvel, tudo pode vir a se tornar num espaço verde bem interessante. Agrupar alguns vasos, com tamanhos e formatos diferenciados, contendo espécies, cores, flores e folhas diversas, é a forma mais simples e prática para montar um jardim.
Flores como orquídeas e hortênsias e folhagens de pequeno porte são ótimas em pequenos espaços, além de criarem um jogo de cores, formatos e texturas. Até mesmo janelas podem se tornar um jardim que chamará a atenção de todos.
Basta escolher a planta que lhe agrada, adequada às condições de luz e ventilação do espaço, improvisar um vaso interessante, reuni-las num mesmo espaço e já é possível montar um jardim em casa. Se falta espaço no chão, aproveitar as paredes e teto é outra boa opção: pendurar vasos em painéis, treliças ou mesmo correntes presas ao teto criam um efeito visual inovador.
E não precisa ir a uma loja comprar um painel, se você busca por algo mais original, existem inúmeras possibilidades de montar o seu jardim, com o que às vezes tem na sua casa mesmo. Pode ser um suporte de vaso, estrado de cama, janelas velhas de madeira, etc.
Agora, se você quer um jardim lindo e bem cuidado, mas falta tempo para se dedicar melhor a essa tarefa, a recomendação é utilizar plantas de pequeno e médio porte para pequenos jardins, até para o equilíbrio visual.
As suculentas são espécies resistentes, não precisam de muitos cuidados e mantêm sua irrigação por mais tempo, mas devem ser colocadas em vasos com boa drenagem, pois o acúmulo de água também causa o apodrecimento das folhas da base.
Se você quiser montar uma horta, fique à vontade para escolher suas ervas e temperos favoritos. No caso da escolha pelas hortaliças, opte pelas espécies com raízes mais curtas, como o alface, o alecrim e o manjericão. Lembre-se: você vai plantá-las em vasos, então o tamanho para crescimento é limitado – diferente de uma horta feita diretamente na terra.
Hortaliças e ervas são fáceis de cultivar. Elas precisam, pelo menos, de 3 à 4 horas de sol por dia. Além dos aromas que exalam, dão um toque diferenciado nas criações gastronômicas.
Fonte: jeitinhodemulher.com
Imagens: jeitinhodemulher.com | Pinterest0