Faltam poucos dias para o Natal e a movimentação nas lojas para comprar produtos de decoração cresce bastante. Todos os anos, nessa mesma época, compra-se muita coisa, o que gera uma quantidade enorme de lixo. Então, por que não utilizar o que se tem em casa e ainda manter uma decoração moderna? Uma sugestão é utilizar rolos de papel higiênico:
Em 2009, o publicitário e blogueiro Rodrigo Barba juntou 64 rolos, ao longo do ano, e criou uma árvore de Natal diferente. Ele organizou os rolos em diversos círculos de diferentes tamanhos, depois colocou um em cima do outro. O resultado foi uma árvore moderna e “consciente”. Barba ensina o passo a passo no blog.
Fora do Brasil, o artista Yuken Teruya seguiu a mesma linha e decidiu utilizar rolos de papel higiênico para enfeitar o ambiente. O projeto Canto da floresta consiste em rolos cortados em forma de galhos de árvores. A arte chama atenção pelos detalhes.
Outra sugestão interessante é da autora de Melhores dicas para organizar (Best Organizing Tips), Stephanie Winston. Ela deu um novo destino aos rolos de papel: o de segurar fios.
A modernidade fez com que as pessoas tivessem muitos aparatos tecnológicos e, consequentemente, muitos cabos para se atrapalhar na hora de ligar ou carregar. Os rolos, neste caso, servem para não embolar os fios, sendo uma alternativa inteligente e que ajuda até mesmo a poupar tempo para utilizar os aparelhos.
O lixo dos rolos
A iniciativa da linha de papel higiênico Scott Naturals de não os fabricar com os rolos também deve ser levada em consideração. De acordo com a empresa norte-americana, cerca de 17 bilhões de rolos são usados anualmente, o que significa 72,6 milhões quilos de lixo. A empresa entrevistou mil pessoas, das quais 85% admitiu jogar os rolos fora quando o papel higiênico acaba.
Fonte: apartment therapy