Jardins em miniaturas
A arte de reproduzir jardins em miniatura, geralmente dentro de recipientes de vidro, é a ideia central dos terrários. Qualquer pote desse material serve como base para a montagem desses itens decorativos, que tornam o ambiente mais bonito e moderno.
Como montar um terrário
O processo é simples. Nesse tipo de míni jardim, as condições ambientais devem ser similares às da natureza. O objetivo é criar uma reprodução o mais fiel possível do habitat das plantas que serão cultivadas. A montagem pode ser feita a partir destes passos básicos:
Escolha das espécies
Dê preferência às plantas pequenas que não ultrapassem a altura do vidro com o tempo. Isso facilitará a preparação e a manutenção do terrário. Quem é iniciante pode optar por variedades que gostam de sombra e toleram altos níveis de umidade, como musgos e samambaias. Mas, se o objetivo for criar um clima árido, em um recipiente aberto, os cactos e as suculentas são ideais.
Seleção do recipiente
O ideal é que seja de vidro ou qualquer outro material transparente para propiciar a total visualização do arranjo. Também precisa ter profundidade suficiente para acomodar as raízes. Quanto ao formato, existem estufas fechadas e cupulares, próprias para esse cultivo, mas aquários e potes comuns podem ser usados sem problemas. A diferença é que esses artigos exigem regas frequentes, pois têm uma abertura maior.
Aquisição dos materiais e montagem
Após lavar o recipiente, coloque no fundo uma mistura de pedras, cascalho e carvão vegetal. Essa composição ajuda na drenagem da água. Em seguida, adicione uma camada de musgo e, por cima, espalhe de dois a três centímetros de terra. Faça pequenos buracos e coloque as plantas com cuidado para não danificar as raízes. Enfeite com pedras, conchas, estátuas em miniatura e qualquer outro objeto de sua preferência.
Cuidados e manutenção
Viveiros fechados são naturalmente úmidos, por isso, as plantas não precisam de muitas regas. Já os potes sem tampa requerem água toda semana, todavia, a frequência ainda depende da espécie cultivada. Cactos e suculentas podem ser regados apenas uma vez por mês. Vale lembrar que terrários fechados precisam ser abertos de vez em quando para que ar fresco chegue até as plantas. Também é importante remover qualquer erva daninha ou vegetal doente.
Fonte/ julianaflores