Buscando decorar seu jardim de maneira fácil e descomplicada? Listamos as melhores dicas de jardinagem e paisagismo para você decorar como um profissional!
Quem nunca foi recebido com um jardim bonito e bem cuidado e sentiu vontade de ter um espaço destes para chamar de seu, mas acabou desistindo por medo das dificuldades técnicas e do suposto alto investimento em materiais para jardinagem, não é mesmo?
Com o crescimento do mercado decorativo, é cada vez mais comum encontrarmos exemplos de jardinagem e paisagismo feitos com excelência, que nos faz ter vontade de ter um espaço igual, mas que muitas vezes desistimos por medo das dificuldades, o que pode ser revertido com o conhecimento técnico necessário e com algumas dicas simples, mas muito eficientes, que permitirão a você ter o jardim dos seus sonhos.
Elaboramos uma lista com algumas dicas de profissional, eficientes e testadas, para garantir que você saiba tudo sobre jardinagem e paisagismo e saiba como ter um jardim bonito, elegante e cheio de beleza, sem que seja necessário gastar uma fortuna com equipamento ou passar anos estudando. Confira agora as dicas de profissional em jardinagem e paisagismo que separamos para você!
Apesar de ser uma tendência relativamente nova dentro do mercado decorativo brasileiro, a aposta em jardinagem e paisagismo como método para valorização e embelezamento de imóveis não é nova, sendo que a própria técnica de paisagismo provém dos primórdios da história humana, quando nossos antepassados começaram a cultivar seus alimentos e puderam passar a se fixar em locais específicos.
Com o passar dos anos, no entanto, a jardinagem e paisagismo passaram a ser mais do que métodos de sobrevivência, se tornando parte da arte decorativa, permitindo que você possa fazer com que sua casa possua seu estilo e represente seus gostos, com ajuda da natureza e de técnicas simples, mas eficazes, como as que lhe ensinaremos logo mais.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam e até mesmo falam no dia a dia, a jardinagem e paisagismo não são técnicas restritas apenas aos profissionais de decoração ou mesmo especialistas neste tipo de serviço, já que você mesmo pode aprender técnicas e segredos para cultivar seu jardim de maneira prática, bonita e elegante.
Conhecer o seu jardim também presume que você conheça o tipo e a qualidade de terra disponível no jardim de sua residência, qual é o grau de inclinação do terreno (para calcular a vazão de água e possibilidade de erosão pela chuva), a taxa de incidência solar (para garantir que as plantas não recebam pouca luz ou luz em excesso) e também os níveis de acidez do solo.
Esse tipo de conhecimento técnico pode ser obtido por meio de equipamento vendidos em lojas para jardinagem e paisagismo, por meio de aplicativos para celular (nos casos de inclinação e incidência solar) e também com uma consulta com um técnico ou profissional da área, que irá lhe explicar como cuidar melhor do seu jardim.
Também pode ser interessante ter em mente qual é o espaço físico que você disporá para transitar após o crescimento de suas plantas, já que isso deve ser pensado com cuidado para que o jardim não fique fechado demais ou que você tenha que gastar tempo e dinheiro com gastos com remoção de plantas ou podas frequentes.
Os melhores horários para regar as plantas de seu jardim são durante a manhã, até as dez horas, ou seja, antes das temperaturas mais altas do sol ou após o pôr-do-sol, no anoitecer, quando as temperaturas estarão mais amenas e as plantas conseguirão absorver melhor a água e os nutrientes.
Fonte: Transforme sua casa