Químicas oriundas do petróleo, extração desenfreada de plantas com componentes fixadores e uso de animais em testes de laboratório podem fazer dos perfumes perigosos produtos disfarçados de acessíveis artigos de beleza.
Disponíveis em prateleiras de todo o mundo, em fragrâncias luxuosas ou em cópias de conhecidos perfumes, este artigo conhecido no dia a dia pode trazer problemas. A saúde do usuário e a morte de animais, além de contribuir para a não preservação do meio ambiente, são alguns agravantes de um consumo irresponsável.
Compra responsável
Hábitos de consumo consciente são primordiais na hora da compra dos perfumes. Tenha atenção para os componentes do produto, dê preferência às empresas que fabricam perfumes de maneira responsável e tenham projetos sociais , verifique se há selos verdes que certifiquem se o produto é livre de componentes abrasivos a natureza e, principalmente, atenção os fixadores.
Fixadores de origem animal são os mais prejudiciais. Há casos abusivos do uso destes tipos de fixadores, como o Âmbar-gris. A substância gordurosa e viscosa é retirada de cachalotes e fica armazenada no intestino dos animais quando estão doentes, o uso desta substância incentiva a pesca predatória.
Entre os fixadores de origem vegetal, destaca-se o óleo extraído da árvore Pau-rosa da região amazônica. Esta planta encontra-se em risco de extinção por ser amplamente utilizada pela indústria de perfumaria. Desde o ano de 2000, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) só permite a extração se houver a reposição da espécie.
Dia a dia mais refrescante e sem culpa
Uma boa dica para se perfumar sem peso na consciência é fazer água perfumada em casa. Usando plantas do jardim, em oito passos, você terá uma deliciosa água de cheiro super original.
1. Escolha flores que tenham cheiros a seu gosto e sejam livres de pesticidas. Colha cerca de meia xícara de pétalas.
2. Lave as pétalas retirando sujeiras e possíveis contaminações.
3. Coloque duas xícaras de água destilada em uma panela de alumínio. Você pode fazer a água destilada coletando com um pote com tampa o vapor da água fervida e utilizando a água que se condensará depois.
4. Coloque as pétalas na panela. Deixe que aqueça levemente sem cozinhar. Este processo dura cerca de duas horas e é preciso verificar periodicamente para certificar que a água não irá evaporar.
5. Desligue o fogo e deixe esfriar.
6. Escorra o conteúdo usando uma gaze como peneira e depois retire as pétalas e reserve apenas o líquido.
7. Coloque o liquido em uma garrafa ou frasco e estará pronta para uso. No dia a dia, é uma boa opção de um cheiro refrescante e natural.